Personare Ads

28 de maio de 2015

Projetinho de 5 minutos: de caderno velho a porta copo


Eu trabalho com uma arquivista que mora em república desde que saiu da casa dos pais, numa cidade de Minas Gerais. 

República = muita gente morando = muitos copos sendo usados.

Então, um dia, ela chegou para mim: "Ju, nós estamos precisando de porta copos. Joguei um caderno velho fora, mas separei a capa, que é de boa qualidade. Consegue transformar em porta copos?"

Desafio dado, desafio aceito. E foi tão simples, que eu resolvi compartilhar por aqui, até porque uma das coisas que esse blog mais defende é o reaproveitamento.

Os materiais não são muitos, eu usei tudo que já tinha em casa, anota aí:

  • capa dura de caderno
  • contact
  • lápis
  • régua
  • porta copo ou copo (para usar como referência)
  • folha imantada (opcional)

Vamos ao passo a passo?


Passo 1/ 2: Meça a altura do porta copo, marque com um lápis e recorte com o estilete. Como a capa é dura, tem que fazer força e passar o estilete algumas vezes até as duas partes se separarem. 

Passo 3/ 4: Marque a largura com um lápis e recorte.


Passo 5/ 6: Marque o pedacinho por onde passava o espiral do caderno, recorte e descarte. Com a parte que sobrou, repita os passos 3 e 4.

Passo 7/ 8: Uma capa de caderno grande rende 6 quadradinhos. Forre-os com contact, da mesma forma que você encapava seus materiais nos tempos de escola.


Passo 9: Por fim, é só fazer o verso. Com contact liso ou amadeirado, ou qualquer outro da sua preferência, você pode recortar um quadradinho ligeiramente menor que o seu porta copo. Mas se preferir que seu porta copo também seja um ímã, basta substituir o contact por folha imantada. A folha imantada, você pode encontrar em lojas de artesanato; aqui no Rio eu pago cerca de R$ 1,50 numa folha de tamanho A4.

E pronto!



E você, já reaproveitou capa de caderno para alguma coisa? Conta pra gente!

25 de maio de 2015

Uma casa, 6 dicas: a casa da Karen


Para o dia que começa nosso encontro em Barcelona, nada como deixar programado um post de "Uma casa, x dicas", usando a casa de uma das companheiras de equipe, a Karen, do Pot Pourri da Karen. Ela mora num apartamento em agradável, num bairro vizinho ao meu. Apê esse que eu felizmente já tive a oportunidade de conhecer. E garanto que ele não é só bonito nas fotos não! 
O melhor é que além de bonito, é acolhedor! Lá, eu não senti o tempo passar e quase perdi a hora para o compromisso que eu tinha depois! hehehehe.

Vamos às dicas?


1) TEM MEDO DE CORES FORTES, MAS GOSTARIA DE TER ALGUMA? BASE NEUTRA

Dessa forma, a cor forte, mesmo que esteja presente em algum móvel grande, como o aparador dessa sala, passa a ser um detalhe que se destaca, mas não é o que predomina no ambiente. Isso ajuda a dar um descanso aos olhos daqueles têm medo de se cansarem do coloridão.
Repare que nessa sala, as paredes são claras, a mesa de jantar e as cadeiras puxam para o bege/ marrom, dando um ar meio rústico, que se contrasta com o amarelão do aparador.


2) QUER MISTURAR CORES, MAS TEM MEDO DE ERRAR? APOSTE NAS CORES PRIMÁRIAS

Não, não estou dando essa dica porque sou fã de Piet Mondrian, rs. É porque com cores primárias dificilmente você errará, a não ser que não goste de alguma delas.


3) TENHA ALGO INUSITADO

Sabe aquilo que ninguém espera ver? Tenha alguma coisa que provoque algum tipo de surpresa agradável. Às vezes é um pequeno detalhe, uma coisa tão singela, mas que fará a sua casa ser tão diferente das demais. Que me diz desse passarinho no olho mágico?


4) INVISTA NOS DETALHES

É óbvio que revestimentos e móveis ajudam a dar personalidade a uma casa. Afinal, um piso de porcelanato não passa a mesma sensação que um de madeira. Mas eu acredito que a alma, a essência de uma casa está mesmo é nos detalhes: nos livros, nas plantas, nos objetos funcionais (como bandejas e luminárias), nos meramente decorativos. Para mim, são os detalhes que contam as histórias e os gostos dos moradores.



5) FUJA DO ÓBVIO: AS COISAS NÃO PRECISAM EXERCER SUA FUNÇÃO ORIGINAL

Uma garrafa não precisa armazenar líquido para sempre, pode virar vaso. Um botão não precisa fechar roupas para sempre, pode ajudar a compor um quadro. Um vaso não precisa ficar no chão para sempre, pode subir pelas paredes. Uma moldura não precisa emoldurar um quadro para sempre, pode ser simplesmente uma moldura.
Resumindo: pense fora da caixinha, olhe para os objetos ao seu redor e pense que outras funções eles poderiam assumir.

6) APOSTE NAS PAREDES

Ok, eu sou suspeita porque eu amo uma parede cheia. Mesmo que você não seja tão maníaco por paredes cheias, que nem eu, pense nelas com carinho. Não precisa inserir tantos elementos, mas pense em alguns que dialoguem com a sua personalidade e com o seu estilo de vida.


E se você tiver espaço e conseguir uma promoção das boas, como a Karen conseguiu, pode apostar nessa poltrona Eames mega confortável e com cara de importante! haha. =P

E você, segue alguma dessas regras? Quais? Eu sigo praticamente todas!


*As fotos são da Karen e foram publicadas inicialmente no Home Sweetener, aqui. Tem mais fotos e o bônus da narrativa deliciosa da Erica.

21 de maio de 2015

Projetinho de 5 minutos: casinhas de contact


 Quando eu fiz uma compra na Meu Móvel de Madeira, recebi uma espécie de panfleto que explicava um pouco da proposta da loja. Gostei tanto do fato dele ter o formato de várias casinhas e resolvi guardar para usar de molde algum dia.
Depois que eu vi um regador molhando umas flores, na porta da Eva, do Ateliê Casa de Maria, resolvi me inspirar e tirar o molde de casinhas da gaveta. E fiz uma vila de contact na porta do meu quarto. =)

O passo a passo é tão simples, que juro que você faz em menos de 5 minutos!





Resumindo: marque as casinhas no contact com um lápis, recorte e se quiser, desenhe os detalhes com caneta branca.  Sem mistérios!
 

Se você gostou da ideia, mas não quer uma casinha, você sabe que pode adaptar, né? Procure alum desenho/ molde que te agrade, coloque a mão no contact e deixe sua casa mais feliz em 5 minutos! rsrs

E você, colocaria algum desenho em cima da porta? Qual? Conta pra gente!

18 de maio de 2015

Viagem: como o blog funcionará nesse período


Como muitos de vocês já sabem, a equipe SOS Decor - DIY Coletivo estará quase toda reunida em Barcelona a partir do dia 25 de maio. Se você não sabe do que estou falando, clique aqui.

O encontro com a equipe inteira começa dia 25, mas eu embarco para o Velho Mundo amanhã, e vou passar uns dias na casa da Carla, do The Blue Post, antes de seguirmos para Barcelona.

Mas, ao contrário do ano passado, quando o blog ficou "fechado" no período da minha ausência, dessa vez deixei alguns posts programados para vocês não ficarem sem conteúdo durante as minhas férias, e deixarei algumas coisas funcionando parcialmente:

POSTAGENS: 2  posts por semana, todos programados.

COMENTÁRIOS: Provavelmente, só responderei na volta. Primeiro, porque não sei qual será a qualidade do wifi que encontrarei por lá; segundo, porque não terei muito tempo e viagem é um momento para se aproveitar ao máximo. Mas é possível que eu consiga liberar os comentários, mesmo que não responda.

FACEBOOK: Divulgação das postagens programadas, já que dá para programar no face também. Terá algumas fotos da viagem, que compartilharei do Instagram. Mas eu não vou levar meu computador, e não tenho o app do facebook no celular, então, não estarei realmente presente por lá. Não haverá compartilhamento de matérias e postagens de outros blogs/ revistas, e provavelmente não responderei os comentários antes da volta.

INSTAGRAM: É o lugar em que estarei mais presente. Pretendo compartilhar inspirações e o meu olhar do que encontrarei por lá. Se quiserem falar comigo, o instagram é a plataforma mais garantida. ;)

E-MAIL: Também não costumo acessar e-mails em viagens. Mas se quiserem mandar algum projeto, alguma foto de suas casas, podem mandar, que assim que eu voltar, eu vejo!

TWITTER: Também não tenho o app do twitter no celular, então, estarei por lá a partir de compartilhamentos feitos pelo instagram. 


Antes de encerrar esse post: vocês já viram que o DIY Coletivo está promovendo um concurso e vai presentear um projeto com algo que traremos de Barcelona? As regras estão aqui, e se eu fosse vocês, participaria, hein! 


13 de maio de 2015

Canais do Youtube que me inspiram: ThatTeenLifexo

O canal que trago para vocês esse mês é gringo e juvenil. Mas apesar de predominar vídeos voltados para adolescentes e de ter menos DIYs do que eu gostaria que tivesse, achei que valia a pena compartilhar com vocês, porque os tutoriais são todos bem simples, e com materiais super acessíveis, daqueles que todo mundo tem em casa, tipo papel e cola. E a proposta desse blog é te estimular a decorar gastando pouco ou quase nada. ;)



  

  

 Qual o seu preferido? Sem sobra de dúvidas, eu escolho o do giz de cera. Ele me remete a uma memória afetiva gostosa. Sou filha de aviador, e lembro do meu pai trazendo de um voo para os EUA uma caixa enorme desse giz envolto em papelzinho. Era 1992, e eu tinha entre 5 e 6 anos. Tenho essa caixa até hoje, tudo obviamente gasto, mas como não era meu material preferido para trabalhar, muitos ainda estão bem grandes. Quando vejo esse vídeo, fico até com vontade de fazer um porta lápis desse para mim. Afinal, tem coisa melhor que decorar com memória? Para uma museóloga, tem não.

11 de maio de 2015

DIY: Como fazer e repaginar seu mural de cortiça



Eu não sou uma organizadora exemplar. Estou longe, muuuuuuuuuuuito longe disso. Longe tipo, na lua. Mas como boa virginiana, eu me esforço. Já faz tempo que desisti de usar agenda. Sou daquelas que faz uma lista de compras e às vezes esqueço que tenho uma lista, e é claro que fica faltando coisa para comprar. Minhas anotações têm que estar diante dos meus olhos. Seja a lista dos posts a fazer, seja os compromissos e os prazos a cumprir. Por isso, um mural era bastante necessário por aqui. Resolvi fazer um para mim, sai barato e é fácil de fazer.

Vem comigo e dê o play!


 


Podem me chamar de rainha do carimbo, juro que já recebi esse apelido! hahahaha. Mas vai, tem coisa mais prática que carimbo? E mais fofa que corações?

8 de maio de 2015

De geladeira a sapateira e porta-bijuterias

Ultimamente não tenho olhado muito meu feed de notícias do facebook. Tenho preferido fazer isso no instagram que eu particularmente acho bem mais inspirador. Mas ainda acho o facebook bastante útil para acompanhar páginas, grupos, e até seguir algumas pessoas que costumam ter postagens interessantes. Uma dessas pessoas é a Camila, dona de uma geladeira quebrada, que na casa da grande maioria iria para o lixo. Porém, a Camila não é a grande maioria. Pra quê comprar uma sapateira nova se ela tinha uma geladeira dando sopa? 

Quando eu digo que contact faz milagres, é porque faz milagres! Ó só:


Segundo a Camila, ela não tem técnica e ficou mal cortado e mal colado. Mas ao invés de esperar a técnica chegar, coisa que dificilmente aconteceria, já que ela não tem tempo de praticar, foi lá e colocou a mão na massa mesmo assim. Eu acho que ela tem mais técnica do que pensa que tem! =)

Fica a lição:


Nesse projeto da Camila, eu achei duas coisas bem interessantes:

1) A FUGA DO ÓBVIO - FORMAS GEOMÉTRICAS NA GELADEIRA

Geladeira encapada com contact não é novidade no mundo da decoração. Mas em geral, as pessoas forram de uma cor só, como se fosse uma pintura. Formas geométricas eu também já vi, mas da mesma família (quadrado, retângulo) e todas da mesma cor. A Camila misturou cores, formas, tudo. E transformou a geladeira num móvel diferente de tudo que já vi!

2) MULTIFUNCIONALIDADE

Um móvel novo a custo zero já é muito bom. Se esse mesmo móvel servir para duas coisas, é melhor ainda. A antiga geladeira assumiu também a função de porta -bijuterias.
Mas se você acha que a genialidade desse projeto para por aqui, você está muito enganado! Os ganchos que sustentam os colares são restos de fios elétricos encapados que sobraram de uma obra! Sim, meu queixo também está caído, porque eu nunca pensaria nisso. Segundo a Camila, esses fios são bem fortes, e ela também usa na cozinha para pendurar panelas. Vivendo e aprendendo! =D


Camila: Muito obrigada por compartilhar sua obra e suas dicas com a gente!

E vocês, já repaginaram geladeira? Como? Com tinta, contact? Conte pra gente!

6 de maio de 2015

Inspiração: 6 DIYs para o dia das mães




Eu sou meio relapsa com datas comemorativas. Mesmo com a mídia e o comércio anunciando as próximas datas, eu nunca sei exatamente o quão perto estamos, e quando me dou conta, está tão, mas tão em cima da hora que levo até um susto. O natal é uma exceção, não só porque eu amo natal, mas porque o movimento em volta dele é muito maior.
Imagino que muita gente seja como eu, e até agora não providenciou nada. Por isso separei 6 tutoriais de casa e decoração que possam servir de presente para as mamães de vocês, ou para vocês mesmos, porque não?

 A BEAUTIFUL MESS - Porta- copos gatinhos


HEJU -  vasos para plantas


 L'AVION ROSE - luminária de retalhos


HOME SWEETENER - porta miudezas


THE CRAFTED LIFE - Quadro de corações


 SCRAPBI - Ecobag de coração


Depois de 6 tutos de blogas bacanas, eu não poderia me deixar de fora, né? Viu o que ensinei a fazer na semana passada, para colocar a flor da mamãe? É  só clicar:



E aí, qual desses projetos é o seu preferido? Eu já me inspirei no porta miudezas do Home Sweetener para fazer um mini vasinho para meu primeiro cacto. =) Mas a luminária de retalhos, a ecobag e o quadro de corações também fazem meus olhos brilharem!

4 de maio de 2015

DIY Coletivo - O que vai na mala? Travesseiro de pescoço



Pode ficar tranquilo, você não bebeu mais do que devia. Nós é que resolvemos fazer uma edição especial pré-viagem e produzir algo que fosse útil para viagem. Depois da notícia que anunciamos na quinta feira, nem tinha como ser diferente, né? Mas se você está chegando agora ou estava viajando (olha a viagem aqui de novo, gente!), e não sabe do que estou falando, leia este post.

Mas se você não tem viagem programada em vista, não precisa ficar deprimido. Você pode participar! Decoração com o tema viagem também está liberado! Sim, é isso mesmo que você leu: você pode tanto produzir um item de decoração com o tema viagem, ou fazer algo que seja útil para levar numa viagem. Olha só como as suas possibilidades aumentaram! Mas se você estiver receoso de mandar a sua foto e o seu passo a passo e não vermos por estarmos viajando, não se preocupem, que temos um jeito de contornar isso! ;)

Agora vamos falar do meu projeto! Eu não fiz nada novo, só repaginei o que já tinha. Quem me conhece sabe que adoro uma fofurice. E que provavelmente, não compraria um travesseiro de pescoço liso, e nessa cor muito menos. Mas ganhei de um amigo que comprou para ele, na época que se mudou para uma cidade relativamente perto, e vinha pro Rio com certa frequência. Ele não se adaptou: "Ju, não me adaptei a esse troço. Sei que você adora viajar, quer para você?" É claro que eu quis. Ainda mais que ele é tipo uma bóia, então não se torna uma tralha depois que eu já cheguei no lugar de destino. Isso já tem uns 4 anos. E por 4 anos ele ficou assim, verde- desmaiado.

Nada como aproveitar o tema do mês para mudar isso!


Agora que você já anotou os poucos materiais necessários, vamos ao passo a passo?

Passo 1: Carimbe.

Passo 2: Espere secar!


E está pronto! Dá até vergonha de chamar isso de passo a passo, né? Mas às vezes, só às vezes, eu não tenho vergonha na cara, então está valendo! hehehe. Está mais para uma dica. Mas eu chamaria de dica salvadora: é rápido e barato. Não levei nem 5 minutos carimbando os 2 lados, não gostei 1 centavo e ganhei um travesseirinho novo!



"Putz, Ju... mas eu não estou achando carimbos que me agradem, e quando acho, eles são caros!" Se este é o seu caso, eu tenho uma solução para você! A +Sheylla Gonçalves , do @15sideas, canal do Insta, que é parceiro desse blog, publicou um vídeo- tutorial para você fazer seus próprios carimbos!




Quem, assim como eu, não bebe vinho, pode pedir pros vizinhos, pros amigos, catar no lixo. Ou usar rolha de outros produtos. Sei que são poucos, mas eu já vi no supermercado embalagens de azeite e melados com rolha.

Depois desse vídeo, não dá vontade de sair carimbando o mundo? Depois que fiz esse travesseiro de pescoço, fiquei com vontade de carimbar fronhas. =)



O DIY Coletivo, edição especial pré-viagem não para por aqui não. Espia só o que as minhas companheiras de equipe aprontaram!


Casa Design Studio
Home Sweetener

Feita com muito esmero

The Blue Post












Pot-pourri da Karen







PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

 Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook  ou no nosso perfil no instagram.



3 de maio de 2015

DIY Coletivo de abril: 9 tutoriais com o o tema "coisa de artista"

A proposta do DIY Coletivo é estimular as pessoas a colocar a mão na massa, fazendo a decoração se tornar mais acessível, e sobretudo, personalizada, com a cara dos moradores. Para nós não basta apenas mostrar o que fizemos para nossas casas, queremos mostrar COMO fizemos, e ficamos super felizes quando vocês também mostram os "comos" de vocês. Assim, a gente cria uma corrente bacana de espalhar aos quatro ventos que colocar a mão na massa para ter uma casa mais bonita e com personalidade não precisa ser tão complicado. Pode ser até um trabalho de formiguinha esse nosso, mas de gota em gota se faz o oceano, não é mesmo?

O tema de abril rendeu 9 tutoriais beeeeeem diferentes uns dos outros. Todos foram divulgados na fanpage do DIY Coletivo, mas como a gente sabe que o "Tio Mark", como uma galera se refere ao dono do Facebook, dá uma sacaneada na gente, é possível que você não tenha visto algum desses projetos, mesmo que curta a nossa página. E eu, se fosse você, clicaria em todos ainda não vistos!

















GARRAFA TOMIE OHTAKE  - SIMPLICHIQUE



ÁRVORE DE PAPEL MACHÊ NORMA VILLAR - PITANGA AMARELA







É claro que eu não ia deixar minha arte de fora, né? =P



Com vários tutoriais disponíveis, vai me dizer que você não se anima a deixar sua casinha mais feliz?

Amanhã lançaremos o tema de maio. Fique ligado! ;)

1 de maio de 2015

Resumo do mês: abril



A imagem da capa está assim, florida porque é assim que eu estou vendo a transição de abril para maio. A vida está florindo! Aos poucos, estou me adaptando à rotina nova, bem mais corrida, estou conseguindo dar conta desse espaço, e como se tudo isso não fosse suficiente, ainda tem a notícia da viagem do DIY Coletivo que anunciamos ontem. =)

Está perdido? Dá só uma olhada no que rolou esse mês! Clicando nos títulos, você será redirecionado ao post.


Qual desses posts foi o seu favorito? Conta pra mim, vai! ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...