Personare Ads

23 de abril de 2014

6 Dicas de decoração "sem" cor: o neutro não precisa ser sem graça





Outro dia, conversando com uma amiga, ela me disse:
- Tem uma menina lá do meu trabalho que não consegue comprar nada colorido para casa, ela diz que tem medo de errar, e que a casa está sem graça.
Naquele dia, recomendei que a menina pesquisasse por decoração escandinava, até porque não a conheço, e essa dica era a que estava ao meu alcance naquele momento. Mas depois fiquei pensando que deve ter muita gente que não curte um colorido. Seja por medo de errar, seja por uma questão de estilo mesmo. Eu particularmente morro de medo de ambientes com cara de hospital de luxo, mas sei que super rola ser neutro sem essa vibe hospitalar. Por isso resolvi fazer esse post, com dicas para quem quer fugir de uma paleta variada.

1) Aposte em materiais como madeira e palha

Ambientes neutros tendem a ser frios, por isso acho importante a presença de materiais que aquecem. Não precisa de muito, o piso, um móvel ou alguns detalhes já fazem diferença.




2) Fuja um pouco do branco: cinza e preto são cores neutras e elegantes

A presença do cinza e/ou preto quebra o ar de hospital e deixa o ambiente mais aconchegante. E você não precisa ter medo de errar, se esse for o seu caso. Também não precisa de muito. Uma parede ou uma pilastra já ajudam.




3) Não esqueça dos elementos decorativos

São eles que dão graça e personalidade ao ambiente, né? Vale tudo: quadros, mantas, almofadas, castiçais, velas, globos, flores, vidros de perfume, e até um violão, se você tiver algum dando sopa! hehe. Esses itens podem ter cor ou não, fica a seu critério.



4) Que tal itens inusitados/alternativos?

Já que o ambiente é neutro, nada como ter algo que brilhe no palco e que possa vir a se tornar o ponto focal da decor. Pode ser um senhor lustre, um armário descascado, uma luminária diferente, baú usado como mesa lateral, mesa de centro feita com tábua e rodinhas (não tão inhas assim).



5)  Invista na textura/ estampa

Elas quebram a monotonia e ainda podem trazer conforto visual e tátil. Tem gente que vai dizer que tem estampa que deixa a gente meio tonta só de olhar, mas é só você escolher algo que te agrade olhar e/ou não usar numa superfície muito grande.
Quanto ao conforto tátil, me lembra muito de uma conversa que tive com a Manu Mitre, do Casa da Id&a. Casa para mim é um lugar que deve transmitir uma sensação de bem estar, acolhimento. E se existem texturas que podem nos trazer sensações que acalentem nossos corações, porque não apostar nelas?




6) Traga plantas para dentro de casa

Tem como negar que plantas trazem mais vida ao ambiente?




E você, é amante das cores ou do neutro? Se for do segundo time, fico na torcida para que esse post tenha te ajudado! ;)


Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6 7, 8, 9, 10, 11, 12.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

10 comentários :

  1. Oi Juliana.
    É verdade eu também conheço pessoa que não gostam de colorido. Mas eu prefiro uma corzinha.
    Gostei de suas dicas.
    Bjs!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro uma corzinha, embora não seja a pessoa mais colorida do universo. =)

      Beijos

      Excluir
  2. Sou apaixonada por cores neutras e em tons pasteis (faz um post com elas também ;) ). Não gosto de nada muito colorido. Cansa, visualmente, e nem sempre fica legal com o ambiente. Sempre acreditei que cores neutras e as texturas certas aumentam o espaço e deixa tudo parecendo mais limpo e organizado. Adorei suas dicas e as fotos escolhidas. Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogpsot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, pode deixar, anotei o pedido dos tons pastéis!
      Eu não acredito que haja cores ou texturas certas, mas aquelas que fazem o morador feliz.
      Que bom que você gostou!

      Beijos.

      Excluir
  3. Eu concordo plenamente até porque o neutro nunca foi sem graça, antes o neutro do que toda aquela coisa espalhafatosa e cheia de cor ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O neutro em si não é sem graça, mas às vezes quem mora num ambiente neutro pensa assim, por ter receio de incluir elementos que deem graça ao ambiente, como a colega de trabalho da minha amiga. =)

      Beijinhos.

      Excluir
  4. Ju,
    Amei cada detalhe!
    Adoro o branco, mas nunca tive um ambiente assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hola Juliana querida .. Yo encuentro que el coro neutro es más fácil de combinar y siempre resulta elegante .. Ahora también me gusta mucho el colorido .. Pero hay que tener cuidado en no pasarse porque puede cansar .... Que tengas uno óptimo fin de semana
    Besos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto dos dois, se pudesse decorava a casa dos dois jeitos hahah'

    ResponderExcluir
  7. Sensacional, exatamente o que eu procurava pois vou pintar a minha casa toda de gelo e essas dicas são rápidas e precisas, grato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...