Personare Ads

23 de setembro de 2014

8 Dicas para valorizar o corredor




Sempre me chamou muito a atenção o fato das pessoas se preocuparem em decorar a sala e o quarto, e se esquecerem de que cozinha, banheiro e varanda também fazem parte da casa e merecem carinho. Se as pessoas costumam esquecer de decorar ambientes onde passam algum tempo, mesmo que não seja muito, imagine a situação do pobre corredor que é só um lugar de passagem?
Pode ser um lugar de passagem, mas faz parte da casa, gente! E como tal, merece amor, carinho e capricho. O melhor é que não é preciso de muito para decorá-lo!

Eu ia separar as imagens por dicas, mas como tem imagem que tem mais de uma dica, resolvi mudar a proposta do exercício. Por mais que a decoração nas fotos pareça inacessível para você, preste atenção em todas elas. Procure que lição você pode tirar de cada uma. E lá em baixo, dou as dicas, combinado?






















Olhou tudo com calma? Sim?! Então vamos às dicas! ;)

1) Móvel estreito em prol da funcionalidade

Para quem tem algum espaço, mesmo que pouco, um móvel estreito pode ser um aliado. O corredor deixará de ser apenas um lugar de passagem e passará a ser um lugar onde você pode guardar umas coisinhas. Mas atente para não atrapalhar a circulação.

2) Dê destaque ao chão

Tapetes ajudam muito a levantar o astral de um ambiente. Mas se você tiver crianças pequenas ou idosos em casa, se o imóvel for próprio e a planta permitir, que tal um piso diferente, daqueles bem estilosos?

3) Invista nas prateleiras estreitas

Elas praticamente não ocupam espaço e você pode pendurar fotos de família e viagens, placas decorativas, pôsteres. A vantagem das prateleiras é que elas deixam a decoração bem versátil: você pode trocar as coisas de lugar tantas vezes quantas desejar.

4) Tenha uma "galeria de arte"

Não precisa ser arte de verdade, daquelas datadas e assinadas, que colecionadores comprariam. Nem todo mundo tem dinheiro pra isso ou tem amigos artistas. Mas você pode enquadrar um desenho seu, uma foto que você fez ali na esquina e amou, a carta que seu filho escreveu para você assim que começou a se alfabetizar, uma imagem bonita que viu numa revista, uma réplica da Monalisa que pegou num museu. Em outras palavras, encha as suas paredes, abuse dos quadros.

5) Valorize o fundo

Na maioria das vezes, o fundo do corredor é a primeira coisa que a gente vê. Por isso valorizá-lo é uma boa ideia. Você pode fazer isso com um adesivo de parede, uma pintura diferente, um móvel como aparador ou estante, ou até mesmo, uma planta.

6) Recorra a tinta ou a papel de parede

A proposta aqui é valorizar o que já é pequeno mesmo e dar destaque àquilo que passaria desapercebido. Mas se você tiver medo de se cansar, que tal pintar o teto?

 7) Ganchos quebram o galho

Se eles forem estilosos, darão uma graça ao corredor, e ainda podem te dar uma mãozinha se não tiver onde pendurar a bolsa ou mochila do dia a dia.

8) Aposte numa luminária bacana

Não importa se você comprou ou preferiu fazer você mesmo, o importante é lembrar que o teto também faz parte do corredor e consequentemente, da casa.


 Aqui em casa...


Das oito dicas acima, aqui em casa eu uso duas - investi num papel de parede (que na verdade é tecido adesivo - mas poderia ser contact ou tecido comum) e transformei numa galeria de arte. Como tenho muitos amigos artistas e já tinha algumas obras antes mesmo de ter uma casa, foi meio caminho andado. Tem coisa aí que é de minha autoria, e coisas que adquiri depois. E ainda tem quadros que ainda faltam ser pendurados.
Como vocês podem ver, meu corredor é MUITO pequeno, por isso fui criticada por uma pessoa: "mas você colocou um tecido escuro aí, não se pode colocar cor escura num ambiente pequeno". GENTE! Ninguém é obrigado a gostar da minha parede, gosto é gosto e cada um tem o seu. Mas o que eu acho válido lembrar é que na decoração não deve existir regras rígidas, apenas dicas. Segundo, de fato há esse conceito de que cores claras ampliam o ambiente, mas nem sempre temos a necessidade de ampliá-lo só porque ele é pequeno. Assumi meu corredor do tamanho que ele é, e resolvi destacá-lo.

Para quem não sabe, o primeiro vídeo do canal do blog foi sobre a decoração desse corredor, com direito a antes, durante e depois! Ó só:




E aí, qual das dicas você encontrou sozinho? Encontrou mais alguma que eu não mencionei? Qual delas você usa/ pretende usar na sua casa? Conta pra gente aí nos comentários! =)

Imagens do Pinterest, aqui.
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

19 comentários :

  1. Quanta ideia bacana, confesso preciso olhar com outros olhos para o meu corredor. Adorei o seu, alegre como eu gosto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é jeitosa, tem ideias bem criativas, Elen, acredito que o seu corredor ficaria bem bacana!

      Beijos!

      Excluir
  2. Seu cantinho ficou incrível! Adoro usar tecidos na decoração, acho que são uma forma rápida e barata de trazer mais estilo para a casa. Ficou super bem no seu corredor. A cor escura não ampliou o ambiente, mas deu um toque aconchegante.
    Quando decorei meu quarto e usei um tecido bem alegre e chamativo, também recebi críticas, me falaram que eu não iria conseguir dormir. Ainda bem que não dei ouvidos! Se tiver um tempo passa lá: http://www.casadesignstudio.com.br/2014/08/meu-lindo-quarto-novo.html

    Ah! Nunca usei esse tecido adesivado, você aprova?

    Beijos! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu cheguei a ver o seu quarto e achei bem legal! Nunca pensaria que não dá pra dormir ali, rs.

      Quanto ao tecido adesivo, sim, eu aprovo. Só que é uma opção mais cara que papel adesivo e tecido comum. Ele tem a vantagem de ter uma textura gostosa se você não fizer questão de impermeabilizá-lo. Mas para quem já tem experiência em decorar com tecido comum, este tem a vantagem de ser mais largo (o tecido adesivo é que nem contact, tem só 50cm de largura) e precisar de menos remenda; fora que tem mais opção de estampa.

      Beijos!

      Excluir
    2. Pois é, por isso que sempre opto pelo tecido por ser mais baratos e por ter mais estampas, mas imagino que o adesivado deve ser mais prático. Mas sempre tive medo de a cola não ser resistente! Vou fazer um teste!

      Obrigada!

      Excluir
    3. Bem, a cola não é das mais fortes, mas o meu tecido adesivo já está nessa parede há mais de 1 ano e ainda está inteirinho! ;)

      Excluir
  3. Oi Ju,
    Aqui em casa, ainda chego no corredor, acho que vou investir em cor e alguns quadros.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar doida pra ver quando você chegar no seu corredor! Porque você costuma ter umas sacadas muito boas! =)
      Beijos

      Excluir
  4. Juliana hola!! El corredor o hall como decimos aqui, es un espacio que muchas veces queda ultimo para decorar, tenes razon, y lo importante que es, es la primera impresión de nuestras casas cuando ingresan invitados!! me encantaron las fotos del post y me encanto el corredor de tu casa, el color de los muros, todo, es bellisimo, te felicito! Beijos, Victoria

    ResponderExcluir
  5. Nos proximos dias meu cantinho proximo a entrada principal do ape, ficará assim bem convidativo, já era, mas vou melhorar, com uma prateleira, espelho, ganchos pra bolsas e um puff aberto pra colocar sapato na hora de entrar em casa! Adorei as dicas! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa pra ver, Sessa! Deve ficar bem legal!
      Beijos!

      Excluir
  6. OLá Juliana, excelentes as suas dicas para corredores que são espaços muitas vezes desprezados. Mas vc demonstra que com boas ideias pode-se tirar muito partido dos corredores, e estes até podem se tornar locais de paragem, ou de contemplação, no caso de fotos ou quadros. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato! Já reparei que aqui em casa tem gente que para para contemplar as obras. E acho isso tão legal!

      Beijos.

      Excluir
  7. Oii Ju!! Tudo bem??Eu achei o máximo a sua escolha pra destacar o corredor. O meu por enquanto só tem um quadro com uma moldura legal.Estou atrás de uma lanterna japonesa para colocar .Quando achar te mando a foto.Talvez eu ainda pinte a parede de outra cor,ainda estou pensando nessa possibilidade. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lanterna japonesa é bem legal. Acho que sempre dá um ar descontraído ao ambiente. E sim, vou querer ver a foto, claro! ;)

      Beijos!

      Excluir
  8. Hola Juliana muy buenos tips para decorar los corredores , yo lo tengo muy olvidados y es bueno sacarlo funcionando ,

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju meu corredor aqui de casa é bem pequeno parece um pouco com o seu por enquanto ele está bem simples só com um quadrinho, eu adorei suas dicas e suas ideias estou buscando inspiração para decorar o meu logo logo. O seu corredor ficou super lindo amei. bjos.

    ResponderExcluir
  10. ola boa tardeeeee
    amei suas dicas! estou terminando minha casa e tenho um corredor super largo! vou usar algumas das suas dicas e estarei postando fotos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...